Mico-Leão litoral do Paraná
Foto rara tirada a 500 metros de distância aproximadamente
Foto rara tirada a 500 metros de distância aproximadamente
É possível que muitas espécies tenham sido extintas sem mesmo terem sido catalogadas. Estima-se que 171 espécies de animais, sendo 88 de aves, endêmicas da Mata Atlântica, estão ameaçadas de extinção. Segundo o relatório mais recente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, entre essas espécies estão o muriqui, mico-leão-dourado, bugio,tatú,tamanduá, entre outros.
Recordes mundiais da Mata Atlântica
454 espécies de árvores por hectare – no Sul da Bahia.
Animais: aproximadamente 1.600.000 espécies, incluindo insetos
Mamíferos, aves, répteis e anfíbios: 1361 espécies, 567 endêmicas
2 % de todas as espécies do planeta somente para estes grupos de vertebrados
Animais: aproximadamente 1.600.000 espécies, incluindo insetos
Mamíferos, aves, répteis e anfíbios: 1361 espécies, 567 endêmicas
2 % de todas as espécies do planeta somente para estes grupos de vertebrados
A preservação
Atualmente existem menos de 10% da mata nativa. Existem diversos projetos de recuperação da Mata Atlântica, que esbarram sempre na urbanização e o não planejamento do espaço, principalmente na região Sudeste. Existem algumas áreas de preservação em alguns trechos em cidades como São Sebastião (litoral norte de São Paulo).
No Paraná, graças à reação cultural da população, à criação de APAs (Áreas de Preservação Ambiental), apoiadas por uma legislação rígida e fiscalização intensiva dos cidadãos, aparentemente a derrubada da floresta foi freada e o pequeno remanescente dessa vegetação preserva um alto nível de biodiversidade, das quais estão o mico-leão-dourado, as orquídeas e as bromélias.
Um trabalho coordenado por pesquisadores do Instituto Florestal de São Paulo mostrou que, neste início de século, a área com vegetação natural em São Paulo aumentou 3,8% (1,2 quilômetro quadrado) em relação à existente há dez anos. O crescimento, ainda tímido, concentrou-se na faixa de Mata Atlântica, o ecossistema mais extenso do estado.
A Constituição Federal de 1988 coloca a Mata Atlântica como patrimônio nacional, junto com a Floresta Amazônica brasileira, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a [[Zona Costeira]]. A derrubada da mata secundária é regulamentada por leis posteriores, já a derrubada da mata primária é proibida.
A Política da Mata Atlântica (Diretrizes para a politica de conservação e desenvolvimetnto sustentável da Mata Atlântica), de 1998, contempla a preservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais e a recuperação das áreas degradadas.
Há milhares de ONGs, órgãos governamentais e grupos de cidadãos espalhados pelo país que se empenham na preservação e revegetação da Mata Atlântica. A Rede de ONGs Mata Atlântica tem um projeto de monitoramento participativo, e desenvolveu com o Instituto Socio-Ambiental um dossiê da Mata, por municípios do domínio original.
Unidades de Conservação (UC) da Mata Atlântica
No domínio da Mata Atlântica existem 131 UCs federais, 443 estaduais, 14 municipais e 124 privadas, distribuídas por 16 estados, com exceção de Goiás.
Entre elas destacamos:
- Parque Nacional da Chapada Diamantina, federal, BA
- Parque Marinho dos Abrolhos, federal, BA
- Parque das Dunas, estadual, RN
- Jericoacoara, federal, CE
- Chapada do Araripe, PE, PI e CE
- Mosteiro Zen Morro da Vargem, municipal, ES
- Santuário Caraça, privada, MG
- Serra do Cipó, federal, MG
- Serra da Bodoquena, federal, MS
- Parque Iguaçu, federal, Vila Velha, PR
- Ilha do Mel, estadual, PR
- Parque Estadual do Rio Doce, estadual,MG
- Parque Estadual dos Três Picos
- Serra dos Órgãos e Parque da Tijuca, federais, e Barra da Tijuca, municipal, RJ
- Serra Geral, estadual, RS
- Ilha Queimada Pequena e Ilha Queimada Grande, federal, Parque da Cantareira, Parque da Juréia e Ilha Anchieta, estaduais, SP
- Serra da Bocaina, RJ e SP
- Serra da Mantiqueira, RJ, MG e SP
- Parque do Itatiaia, MG e RJ
- Parque Municipal da Grota 1, Mirassol, SP
- Parque Zoobotânico Benjamim Maranhão, João Pessoa, PB
- Reserva Biológica Guaribas, Mamanguape, PB
- Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape, Rio Tinto, PB
Importância econômica
Da população brasileira, 70% vive na área de domínio da Mata Atlântica, que mantém as nascentes e mananciais que abastecem as cidades e comunidades do interior, regula o clima (temperatura, umidade, chuvas) e abriga comunidades tradicionais, incluindo povos indígenas.
Entre os povos indígenas que vivem no domínio da Mata Atlântica estão os Wassu, Pataxó, Tupiniquim, Gerén, Guarani, Krenak, Kaiowa, Nandeva, Terena, Kadiweu, Potiguara, Kaingang e Guarani M'Bya.
Entre os usos econômicos da mata estão as plantas medicinais (a maioria não estudadas), como espinheira-santa, caixeta, e o turismo ecológico.
Fonte: pt.wikipedia.org