sexta-feira, 6 de setembro de 2013

MEIO AMBIENTE

JACARÉ DO PAPO AMARELO - caiman latirostris, é um réptil, portanto um animal de sangue frio - ectotérmico (depende da temperatura do ambiente, para controlar sua  temperatura).
 O projeto de criação em cativeiro é uma forma internacionalmente reconhecida como preservadora de espécies ameaçadas de extinção.
 Classificação:   Classe- reptilia
                             Ordem- crocodilia
                             Família- crocodilidae
                             Sub-família- alligatorinea
                             Gênero- caiman
                             Espécie- caiman latirostris

A ameaça de extinção se deu basicamente pela atividade predadora do homem caçando os Jacarés para retirar destes animais o couro e a carne para consumo. Além disso destruíram seu habitat. 90% da mata atlântica foi derrubada devido a exploração da madeira de lei terminando  assim o alimento e locais para se esconder e montar os ninhos.
 As grandes capitais brasileiras estão na região litorânea. A poluição e a introdução na natureza de outras espécies também ameaçam o Jacaré do Papo Amarelo.
 É o maior réptil que sobrevive na terra e mudou muito pouco desde a época dos dinossauros a 250 milhões de anos. Apresenta funções bem definidas na natureza, inclusive responsável pelo controle populacional de uma série de animais tais como insetos e roedores.
 São basicamente aquáticos (gostam de áreas com densidade alta de plantas aquáticas) e caçam durante a noite, quando são facilmente localizados através de uma lanterna, devido aos seus olhos vermelho-amarelados, localizados no ponto mais alto da cabeça assim como as narinas. A estrutura do olho sugere que a visão é boa durante o dia e a noite permite um grande campo visual para a frente e para os lados. A pupila se contrai verticalmente quando em luz forte.
Jacaré 
do Papo Amarelo também é chamado de "Broad Snouted Alligator", isto é, o focinho é mais largo que comprido, não possui afunilamento grande em relação a cabeça. Esse tipo de focinho é uma adaptação para triturarem a couraça de algumas tartarugas de que se alimentam, assim como caranguejos e caracóis aquáticos.
É um predador oportunista que se alimenta basicamente de pequenos vertebrados - aves, roedores e mamíferos. 

Não é tão adaptado para se alimentar de peixe.
Os osteodermos são placas ósseas que ficam sob a pele e servem como proteção a outros predadores.
Devido a essas estruturas o couro do dorso é muito pouco utilizado. Na cabeça o couro é totalmente aderido ao osso.
Em geral não é possível distinguir os sexos nos filhotes, porém os machos adultos são maiores e mais robustos que as fêmeas (dimorfismo sexual). O Jacaré 
do Papo Amarelo se difere do Jacaré do Pantanal entre outras características por apresentar 3 séries de grandes escudos nucais (nuca) em que uma delas é formado por 4 escudos.
Os 
jacarés podem morrer afogados quando ficam debaixo d'água por períodos prolongados ou quando ficam presos em redes debaixo d'água.Apresenta cerca de 24 a 28 fileiras de escamas abdominais.

CURIOSIDADES
 O jacaré não transpira através de sua pele corácea, não se desidrata, pois tem escamas impermeáveis da cabeça a cauda. Em função disto quando está com calor ele abre a boca para perder calor.
Um sistema de identificação é feito através de cortes nas cristas simples da cauda. Cada crista simples representa um número, dezena, centena, sendo que o ponto entre o final das cristas duplas e o início das cristas simples corresponde ao zero.Os crocodilianos e aves tem um parentesco bem próximo, pois ambos apresentam um sistema único de espaços aéreos no esqueleto. (Siriema e 
Jacaré são parentes próximos)
São dinossauros vivos.

Possui uma terceira pálpebra transparente que vai de um lado para o outro do olho para fecha-lo e protegê-lo, de forma que quando debaixo d'água possa ver a sua presa.
Para nadar, os 
jacarés utilizam principalmente a cauda. Podem andar, trotar e até galopar fora da água e para isto precisa elevar o seu corpo através dos membros anteriores e posteriores.
jacaré fica submerso cerca de 3 horas, ele não depende do oxigênio da água. Apresenta um "by pass" no coração que quando estão debaixo d'água e termina o oxigênio pulmonar o sangue não passa pelos pulmões ("by pass") e circula no restante do corpo.No inverno os Jacarés hibernam por cerca de 4 meses, ficam mais calmos

 Alguns jacarés tem a capacidade de subir paredes de cerca de 1 metro, principalmente os animais que foram pegos da natureza e trazidos para o cativeiro.
Quando se aproxima lateralmente a um Jacaré, o movimento muito rápido defensivo é feito pela cabeça e cauda para o mesmo lado de forma a pegar o indivíduo com a cabeça, dentes ou rabo.
As narinas elevadas no final do focinho sugere uma dependência evolutiva no senso olfatório para achar alimento.
Os crocodilianos tem uma habilidade ou orientação para retornar para casa, isto é, animais que foram criados em cativeiro e escapam dos recintos, eles retornam a área após um período. O mesmo acontece com animais capturados da natureza e trazidos às fazendas de criação, é lógico que existe uma limitação na distância.  

Metacromia, ocorre para uma termo regulação, ou seja, o animal fica mais claro para refletir calor no verão e mais escuro no inverno para absorver calor com maior facilidade.
Os Papo Amarelo são mais tolerantes ao frio do que os outros caimans, e por isso, passam menos tempo se banhando no sol, ficando mais dentro d'água.
Os predadores naturais do 
jacaré são o homem (caçam os adultos devido ao couro e carne), gaviões, corujas e cobras e a sucuri, (comem os filhotes), o lagarto e o porco selvagem são predadores indiretos do jacaré, pois comem os ovos que estão nos ninhos.


Os membros anteriores tem 5 dedos com unhas nos 3 orgãos mediais e os membros posteriores apresentam 4 dedos que são mais longos que os anteriores e apresentam membranas inter digitais e unhas nos 3 dedos mediais.