domingo, 13 de setembro de 2015

Atum Patudo

O Atum Voador pode chegar a medir cerca de 127 cm de comprimento e possui barbatanas peitorais muito compridas que parecem asas, e dão o nome a este peixe. As barbatanas dorsais e a anal têm uma tonalidade de amarelo, o dorso é azul escuro e o ventre é pratedo.
  O atum Voador habita em águas quentes ou temperadas, vive em cardumes e não se aproxima a menos de 20 milhas da costa. Esta espécie migra no inverno para as Caraíbas, no inicio de Julho deslocam-se para o sudoeste de Espanha, em Julho e Agosto, deslocam-se para o Golfo da Gasconha e em meados de Junho outro grupo encontra-se nos Açores.
  O atum Voador atinge a maturidade sexual aos 6 anos de idade, quando atinge um peso médio de 13kg e mede 85 cm de comprimento.
  Este peixe alimenta-se de crustáceos, moluscos e outros peixes.
  O atum Voador encontra-se em vias de extinção devido á caça desportiva em alto mar.
Pode encontrar mais informações em:

O Atum Patudo pesa cerca de 20Kg, mas pode chegar a pesar 200Kg e medir 2,50m. Esta espécie vive cerca de 6 anos.
 Alimenta-se principalmente de chicharro, cavala, bogas, carapaus e lulas pequenas.
 Relativamente à sua reprodução, esta espécie desova durante 3 meses e duas vezes durante o ano.
 O  atum Patudo habita a uma profundidade entre os 0 e os 250 metros, sendo bastante capturado à superfície do mar. Também se pode encontrar exemplares desta espécie em grande quantidade à volta das Ilhas Canárias, Madeira e Açores, mas também nos Oceanos Pacifico e Índico.
 Esta espécie é pescada pelo método de salto e vara, praticada pelos pescadores profissionais. Encontra-se em vias de extinção devido à superexploração dos mares.

 
Atum Patudo

Pode encontrar mais informações em:
http://pescamar2.paginas.sapo.pt/peixe%20atum%20patudo.htm
http://pescamariense.blogspot.com/2009/03/atum-patudo.html

O Atum do Sul é um peixe de grande porte, que habita em águas mornas ou frias, no hemisfério sul. Este animal migra para mares tropicais para desovar. Esta espécie chega a medir 245 cm de comprimento, chega a pesar 260 kg e pode atingir os 40 anos de idade.
  O atum do Sul atinge a maturidade sexual entre os 8 e os 10 anos, apenas com 115 cm de comprimento. O atum é muito procurado para uso culinário e possui uma coloração prateada.
  Este peixe alimenta-se de crustáceos, cefalópodes e peixes.
  O atum do Sul encontra-se em vias de extinção devido á sobrepesca, o que coloca esta espécie na lista das espécies marinhas em perigo de extinção.
ATUM DO SUL
Pode encontrar mais informações em:
http://www.greenpeace.org/portugal/pt/O-que-fazemos/Campanha-Dos-Oceanos-Mercados-em-Portugal/lista-vermelha/
http://www.fishonline.org/search/simple/?fish_id=115
http://marinebio.org/species.asp?id=238
Publicada por Wenceslau

Nenhum comentário: