Associação Natureza Portugal promete inovação em defesa do ambiente
A ambientalista acrescenta: “É uma ONG focada no ambiente” que vai dar prioridade a temas importantes para o WWF como a área florestal, a pesca ou os oceanos, “mas também os recursos hídricos e as alterações climáticas”, podendo estar “mais próximo dos portugueses”.
Pela relação com a WWF, a ANP, segundo Ângela Morgado, vai distinguir-se de outras associações em termos de estrutura de liderança e de “inovação de metodologias” e do conhecimento.
Para já, explicou, a ANP vai dar prioridade a cinco áreas, que vão dos ecossistemas do montado a um projeto sobre os grandes carnívoros da Europa, no caso português o lobo ibérico, passando por outro projeto de cogestão em pescas (apanha do percebe nas Berlengas). Na agenda ainda o consumo sustentável de pescado e a bacia hidrográfica do rio Douro.
A ANP diz ambicionar “ser um ator de conservação credível, influenciando as políticas e a proteção dos valores naturais e da biodiversidade nacional”, e acrescenta querer “ser líder na implementação de metodologias inovadoras de proteção dos recursos naturais e estar mais próxima da sociedade portuguesa, catalisando uma ampla gama de parcerias e alianças”.
A WWF tem como missão há mais de 50 anos proteger o futuro da natureza e o planeta, sendo a maior organização independente de conservação da natureza a nível mundial. Tem sede na Suíça, escritórios em 100 países e cinco milhões de associados de todos os continentes. Começou a trabalhar em Portugal na década de 90.
Fonte: TSF
Nenhum comentário:
Postar um comentário