Incêndio queima 28% da maior reserva de cerrado do planeta.
Incêndio, que durou dez dias, destruiu 68 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no centro-oeste do Brasil
No mês de outubro, no Brasil, um incêndio arrasou com 68.000 hectares, uma área que corresponde ao 28% da área de conservação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás. Ele começou no dia 18 de outubro, e dez dias depois, após um sobrevoo pela área, não foram vistos mais focos de fogo.
Nunca houve um incêndio de tantas proporções neste parque, o que comoveu um grande número de pessoas que trabalharam na zona para combater o fogo. Ao total foram 400, entre bombeiros, policiais, brigadistas e voluntários. Estima-se que mais de 1 milhão de litros de água foram usados para combater a queimada.
O governo abriu uma investigação para conhecer as causas do incêndio. De acordo com o coordenador de prevenção e combate ao fogo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Christian Berlink, o fogo foi provocado de maneira intencional. A pessoa conhecia bem a zona e se aproveitou da direção do vento para que o fogo se espalhasse de forma rápida.
Em entrevista à BBC Brasil, o chefe do parque, Fernando Tatagiba, também concorda que a queimada foi um ato criminoso. “Não existe a possibilidade de combustão espontânea nessa região e 100% dos incêndios na seca no Cerrado são provocados pelo homem. O local onde ele começou deixa claro que o incêndio foi uma ação humana”, disse.
O parque é uma referência para o bioma cerrado, por ser uma das zonas mais importantes de espécies em extinção ou endêmicas, como o lobo-guará, o pato-mergulhão e a onça-pintada. No parque, há nascentes de seis das oito bacias hidrográficas brasileiras, e a região possui uma das maiores biodiversidades do mundo. Atualmente, o parque é a maior reserva do cerrado, com 240 mil hectares.
Os profissionais interessados em atuar na conservação ambiental podem optar por uma capacitação de qualidade com os programas da área de Meio Ambiente, patrocinados pela FUNIBER.
Foto: Alguns direitos reservados por Agência Brasil Fotografias
Nenhum comentário:
Postar um comentário