Estudo mostra que aumenta a presença de resíduos, principalmente plástico, em ninhos de aves marinhas e terrestres
Os resíduos gerados pelos seres humanos estão por todas as partes, até mesmo nos ninhos dos pássaros. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores internacionais, cada vez é maior a presença de lixo nos ninhos.
O estudo, publicado na revista científica Environmental Pollution, analisou 25 artigos científicos publicados sobre o tema para determinar a influência da ação humana, a partir da incorporação de resíduos, nos ninhos de aves marinhas e terrestres.
“As mudanças no entorno natural podem representar uma diminuição nos materiais naturais que as aves usam para construir os seus ninhos, forçando-os a utilizar materiais de substituição como podem ser os lixos”, explicou um dos autores do estudo, José I. Aguirre.
Os pesquisadores acreditam que outros motivos para o uso de lixo nos ninhos é o fator sedução, para decorar com plásticos chamativos. Mas também pode ter como intenção o fortalecimento da estrutura.
Neste ano, a fotógrafa norte-americana Karen Madon capturou uma imagem do pássaro da espécie Rynchops niger alimentando seu filhote com um filtro de cigarro. A Royal Society for the Protection of Birds (Sociedade Real para Proteção dos Pássaros), do Reino Unido, lamentou a influência dos resíduos para a vida animal.
“Infelizmente, para muitas pessoas, o lixo parece inofensivo, na pior das hipóteses, faz com que uma área pareça suja. No entanto, imagens comoventes como essa revelam o verdadeiro impacto de jogar lixo em nossa vida selvagem”, afirmou a entidade britânica.
Para estudos sobre os impactos ambientais da ação humana e as estratégias de mitigação e sustentabilidade, a FUNIBER patrocina diversos programas de mestrado, doutorado e especializações na área ambiental, como o Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário