Resíduos de plásticos se transformam em salas de aula.
A UNICEF junto com a empresa colombiana Conceptos Plásticos começaram uma iniciativa de economia circular que aproveita os resíduos plásticos e os transformam em salas de aula.
O projeto já ganhou concursos internacionais, e reconhecimento. De acordo com Oscar Méndez, CEO da empresa colombiana, “trabalhamos desde o início empoderando comunidades de recicladores tanto na Colômbia como na África”, explica.
A empresa compra estes resíduos e misturam os diferentes tipos de plástico para a produção de peças que logo são usadas na construção de moradias e outros tipos de obras. “Os ladrilhos são fáceis de montar, duradoiros e de baixo custo”, comenta Méndez.
A empresa defende ainda a qualidade do material para a construção, afirmando que pode ser até duas vezes mais forte que qualquer outro tradicional, protege do frio e dos ruídos acústicos, além de ser antissísmico e não propagar chamas.
“Contra a água tampouco tem problema, é completamente impermeável”, diz. Além disso, pela facilidade de montagem, é possível fazer uma casa em uma semana e uma sala de aula em quatro dias. “Depois, pode desmontar e movê-la, ou mudar de lugar e amplia-la. Então é um sistema realmente muito amigável”, defende.
O empreendimento está sendo desenvolvido de modo piloto na Costa de Marfim. Segundo a UNICEF, neste país é necessário construir 15 mil salas de aula para poder atender às necessidades de educação das crianças, já que muitas sofrem por falta de lugares para estudar.
De acordo com notícia publicada no site da ONU, Oscar Méndez espera que sua companhia possa inspirar a outras agirem em prol da sustentabilidade e de maneira circular, aproveitando os resíduos e evitando gerar novos.
“O setor privado deveria envolver-se porque é o que finalmente está colocando o plástico no mercado e é o que está tendo impacto. Então, obviamente se deveria comprometer-se de uma maneira mais proativa”, afirma.
A FUNIBER patrocina programas na área de projetos que tem como compromisso o conhecimento das necessidades estratégias de sustentabilidade de um projeto, como por exemplo, o Mestrado em Projetos de Gestão Ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário