Além de proteger o meio ambiente, as abelhas também representam a garantia econômica de muitas populações rurais em todo o mundo. Porém, com a pandemia provocada pelo COVID-19, prevê-se impacto drástico sobre o setor.
Já sabemos o papel fundamental das abelhas para a polinização, o que garante a biodiversidade da flora. Para a celebração do Dia Mundial da Abelha, comemorado no passado 20 de maio, a Organização Mundial para a Alimentação e a Agricultura(FAO) destacou a importância vital das abelhas para a segurança alimentar, especialmente em tempos de crise.
Cuidar das abelhas representa também cuidar da economia de grupos sociais rurais que contam com o mel como alimento, fonte de produção e polinização natural. Segundo a FAO, a pandemia provocada pelo COVID-19 também afetou drasticamente o setor apiário. Estima-se que para cada quatro campos de colheitas de sementes e frutas de consumo humano, três contam com as abelhas e outros polinizadores.
Mas as práticas agrícolas com uso de agrotóxicos e as altas temperaturas associadas à mudança climática vêm afetando profundamente as abelhas, que desaparecem com os anos.
Iniciativas sustentáveis
Neste contexto, é apreciável o trabalho de 159 famílias que se dedicam, em Sucre, na Colômbia, a transformar a paisagem local de uma atividade agrícola para uma atividade apícola. Os moradores da região desenvolvem ações que ajudam a conservar o meio ambiente e reproduzir a flora para que as abelhas tenham mais néctar.
Os moradores, após problemas ambientais derivados do desmatamento na região, resolveram mudar a forma de produzir optando por soluções sustentáveis. Eles se formaram para adquirir título de técnicos em apicultura e começaram a desenvolver núcleos de colmeias. Atualmente, já contam com 500 colmeias instaladas em 20 apiários, e passaram a comercializar o mel “Chengue”.
Porém, grande parte do mercado consumidor deste mel está nas feiras próximas. “Está complicado porque tínhamos estipulado assistir a feiras para mostrar o produto, mas chegou o coronavírus, tudo isso nos afetou para a venda dos produtos”, afirmou Gina Ortiz, que trabalha com o projeto desde dezembro de 2018.
A FUNIBER oferece diversos programas de formação para os profissionais interessados em melhorar os conhecimentos na área ambiental, como por exemplo, o Mestrado em Projetos de Gestão Ambiental.
Fontes:
Familias de Montes de María se la juegan con proyecto productivo de abejas
Foto: Todos os direitos reservados
Nenhum comentário:
Postar um comentário